quarta-feira, 13 de março de 2013

Banco solidário apoia deficientes

 

Graças a este original banco solidário para pessoas portadoras de deficiência, os residentes de Vila Real vão ter acesso a mais de 400 equipamentos destinados a áreas como mobilidade, terapia, recreação e lazer, que podem ser adquiridos através de empréstimo gratuito.

As cadeiras de rodas, canadianas, brinquedos, teclados de computador alternativos, acessórios de higiene e bicicletas para exercício físico foram recolhidos numa campanha de doação de artigos, tendo sido inspecionados e reparados pelos próprios alunos do curso de Engenharia e Reabilitação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O Banco de Empréstimo de Tecnologias de Apoio (BETA) está disponível online, onde é possível consultar a disponibilidade dos materiais nas áreas da mobilidade, habitação, cuidados pessoais, comunicação e informação, recreação e lazer, terapia e treino.

As pessoas interessadas podem levar para casa estes produtos de apoio através de um caução reembolsável, que pretende garantir a qualidade dos materiais para que mais pessoas tenham acesso a estes.

O BETA é gerido pelo Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC) da UTAD, que avalia as necessidades e seleciona os produtos mais adequados a cada caso. O CERTIC pretende criar uma rede de Bancos de Produtos de Apoio a nível distrital e já desenvolveu vários protocolos de colaboração com organizações locais.

Clique AQUI para aceder ao site oficial do BETA.

Sem comentários:

Enviar um comentário