O secretário do Estado do Ensino
Básico e Secundário defendeu hoje a aplicação de planos de intervenção precoce,
desde o pré-escolar, e uma aposta na avaliação externa e na formação de
professores para prevenir o insucesso escolar.
«Este trabalho vai ter que ser começado na base
e aquilo que nós entendemos que deve ser desde já sustentado é uma intervenção
ao nível do pré-escolar e 1º ciclo através de planos de intervenção precoce. É
preciso intervir no momento em que se manifestam as dificuldades de
aprendizagem, para que depois elas não se repercutam ao longo do percurso»,
disse hoje o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.
(...)
João Grancho questionou a eficácia de alguns
planos de intervenção já executados.
«Naturalmente que nos interrogamos sobre o que
foi ou pode ter sido o sucesso do Plano de Matemática, com tantos anos e os
efeitos parecem não surgir. É preciso agir de forma diferente, insistindo na
avaliação externa, na formação de professores e no que são fatores que
entendermos que levam ao insucesso, para podermos agir», afirmou.
In: Diário
Digital
Pois concordo.. Mas na pratica onde está a operacionalização dos recursos humanos e materiais que promovam esta intervenção precoce... enfim... por enquanto não passa de pó para a comunicação social...
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